O layout de loja é uma ferramenta essencial para aumentar suas vendas e atrair mais clientes para o seu estabelecimento.
Porém, da mesma forma que ele promove benefícios, também consegue comprometer os seus resultados quando não é realizado adequadamente.
Um layout eficiente deve ser atrativo, facilitando a locomoção do cliente pelo ambiente, possibilitando que ele veja todos os produtos em exposição. Apesar de todos esses esforços e recomendações, alguns lojistas não se atentam a esses detalhes e o resultado é uma experiência de compras negativas para o cliente.
Se essa é a sua realidade e você está buscando dicas para montar o layout da sua loja, esse post foi feito sob medida para você. Hoje falaremos sobre layout, como ele impacta o seu negócio e, é claro, dicas para montar aquele layout arrasador para a sua loja!
Boa leitura!

O que é layout de loja?


Falando de forma direta, o layout é a forma como a sua loja é organizada, como o seu espaço físico é aproveitado para a exposição das mercadorias. Com isso, podemos dizer que ele abrange:
  • o acesso do cliente ao estabelecimento;
  • o espaço onde estão os caixas;
  • o acesso ao estoque;
  • a maneira como as prateleiras e gôndolas são distribuídas para exposição das peças;
  • a vitrine da loja;
  • os provadores (para lojas que vendam roupas e calçados);
  • a localização dos produtos na loja.
Para estruturar o layout da loja é comum utilizar técnicas de visual merchandising para criar um clima de compra favorável para o seu público, permitindo uma melhor percepção das peças expostas, de modo a agregar mais valor a elas. Além disso, a metodologia afeta a experiência de compras do cliente.
Esse cuidado com a experiência do cliente (Customer Experience) é fundamental. Isso porque a partir da experiência que o cliente tenha na sua loja, eles podem comprar ou não determinados produtos e contratar determinados serviços. Assim como também não podem voltar a sua loja caso tenham uma experiência negativa.

Como acertar na montagem do layout da sua loja?


Montar um layout de loja certeiro exige atenção aos detalhes. Pensando nisso, selecionamos as principais dicas para aproveitar no seu estabelecimento. Confira

1. Capriche na decoração da vitrine


A vitrine também é parte importante do layout de loja, por isso, não esqueça de caprichá-la, deixando-a bem atrativa para chamar a atenção do seu cliente.
Assim como a escolha dos produtos que ficam perto da porta, as peças expostas na vitrine devem ser feitas de forma estratégica, Dê prioridade para aquelas mais procuradas e invista na combinação de itens, ajudando a vendê-los com mais facilidade.
Nos períodos de datas comemorativas, capriche ainda mais na decoração e iluminação da vitrine da sua loja. Assim, você mostrará ao seu público que também comemora aquela data e que ele encontrará as peças que procura para a ocasião.
Mas, atenção! É preciso ter cuidado com cartazes e adesivos que serão utilizados na vitrine, pois não devem atrapalhar a visão das peças expostas. E não esqueça de informar os valores dos produtos, fazendo com que o cliente saiba do custo-benefício dos itens.

2. Divisão prática dos departamentos


Um dos aspectos mais importantes numa loja é que ela seja prática. Ou seja, é necessário que os clientes tenham facilidade para caminhar pela loja e para encontrar tudo o que buscam. Afinal de contas, o objetivo é criar conforto para criar o cenário ideal para a compra.
Por exemplo, se a sua loja vende roupas e acessórios, é recomendado deixar as saias mais próximas dos vestidos do que dos acessórios, assim como é melhor reunir os acessórios para o cliente conseguir achar tudo de uma vez.
Com isso, é melhor reunir todos os itens que se complementam ou que sejam semelhantes, do que distribuí-los separadamente por toda a loja, caso contrário, o cliente pode desinteressar pela compra.

3. Cross Merchandising


Se você é um empreendedor do segmento varejista, sabe muito bem que alguns itens são adquiridos geralmente juntos. Por exemplo, um cliente que procura um shampoo e leva um condicionador, ou aquela que deseja comprar um sapato e acaba levando uma bolsa ou carteira.
A partir dessa percepção é possível trabalhar o cross merchandising e aumentar não só a quantidade de vendas como também o ticket médio da empresa.
Para aplicar essas técnicas na sua empresa, basta colocar as peças bem próximas, como cintos perto das bolsas.

4. Deixe alguns produtos mais perto da porta


Ainda que esteja tudo certo no interior da sua loja, se o cliente não tiver essa percepção, ele não terá interesse na sua mercadoria. Como só há alguns segundos para despertar a atenção do seu público e convencê-lo a entrar na loja, é preciso deixar alguns produtos perto da porta.
O ideal é escolher os itens mais procurados, aqueles que são mais vendidos. Assim, fica mais fácil atrair os clientes, fazendo com que eles queiram conhecer os demais itens que a sua loja vende.

5. Dê a visibilidade que os seus produtos merecem


Cada loja tem o seu perfil de público e, por mais que você imagine que ele será atraído pelas cores das peças decorativas, essa não é a mesma realidade de outros estabelecimentos.
Se você utilizar cores diferentes da proposta do layout da loja, é necessário ter alguns cuidados. Isso porque as cores podem até se destacar, mas elas precisam se conectar com a identidade da sua marca.
Não adianta ter uma identidade visual mais discreta, mais sóbria, e no momento de elaborar o layout da loja utilizar peças muito coloridas, deixando o cliente confuso. Além disso, é importante prestar atenção para não utilizar as cores das lojas concorrentes.
Outro ponto de atenção importante é deixar os produtos mais populares em destaque, já que deixá-los praticamente escondidos nas prateleiras pode passar a ideia de que a sua loja não tem essas mercadorias para vender.
Do mesmo modo, é essencial deixar as peças acessíveis, deixando-os disponíveis para os clientes poderem tocar, vê-los de perto e analisar todos os detalhes.

Conclusão


Como você viu, o layout de loja não diz respeito apenas ao espaço físico, mas também como ele é preparado para atrair o seu público da maneira certa.
É preciso investir na hora de criar o layout de loja adequado para o seu negócio. Por isso, conte com a MMF Expositores para deixar a sua loja cada vez mais atrativa para o seu cliente.

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